quinta-feira, julho 05, 2007

FRENCH KISS

na tv, passa "na cama com madonna", filme falso documentário, com cenas da cantora... lembro de ter assistido esse filme no cinema, há muitos anos, ao lado de uma paixão de adolescência que, à época, não me dava a mínima... anos depois acabei por ter um affair com essa pessoa, um breve, brevíssimo affair, rompido por mim, e que me fez introjetar a frase que cansei de repetir aos outros: a vida só se vive para frente. e mais, aprendi a não lamentar antigas frustrações, pois a vida apenas nos nega o que nos poderia fazer mal...

uma certa dose de frieza, de endurecimento, de calejamento da alma se fez por deveras necessário, quando se deixa o mundo onírico da adolescência. é preciso ir adiante.
______________________________________________

french kiss é o nome que os anglo-saxões dão ao beijo de língua, carícia por muitos povos ignorada até alguns anos atrás. esse era um costume predominantemente europeu, dos "devassos" franceses da corte do ancien régime... o melhor relato (um tanto moralista) da época, delicioso retrato traçado em forma epistolar, é le liaisons dangereuses (as relações perigosas), de pierre-ambroise-françois choderlos de laclos, obra que já recebeu pelo menos 11 adaptações para o cinema, tanto as mais "realisticas" (próximas do texto), como as de stephen frears e milos forman, aliás, do mesmo ano de 1989... outra versão que tem sido cultuada por alguns adolescentes que desconhecem a origem das obras, é "segundas intenções ("cruel intentions"), versão "atualizada" para a nova york dos anos 90, com um valmont que dirige um jaguar XK 120 roadster 1949.
____________________________________________________

na versão de stephen frears para o romance de laclos, aparece um brasileiro, fazendo o papel de um "castrato". era paulo abel do nascimento, que morreu em 1992. os castrati eram cantores homens com registro de voz soprano. comuns do século XVI ao século XIX, eram garotos órfãos castrados antes ou no início da puberdade para que não desenvolvessem voz masculina. ficavam com a voz infantil feminina, porém movida por uma caixa torácica masculina, o que dava uma potência soberba à voz. a prática de castar os garotos para este fim foi proibida na europa no século XIX, tendo o último castrato atuado na capela sistina apenas até 1913. o brasileiro paulo abel do nascimento não foi castrado, mas possuía um problema hormonal que impediu o desenvolvimento da voz masculina, sendo talvez o primeiro caso de castrato natural conhecido.

mas o mais famoso foi carlo broschi, il farinelli, para quem muitas peças foram escritas, especialmente. dado a inexistência atual de castrati, essas peças não podem mais ser reproduzidas, mas podemos ter uma idéia através do filme de gérard corbiau de 1994, com o nome "farinelli". no filme foi feita a junção eletrônica de vozes para se poder chegar perto da voz de farinelli.
______________________________________________

homens que casam cedo muitas vezes se sentem como os castrati. parecem ter arrancada de si uma parte da vida, muitos assim agem, falam, dizem. mas é difícil dizer se isso é a verdade, pois não me enquadro nesse caso. o que posso dizer é que cada mulher de minha vida aperfeiçoou-me para a próxima, e assim por diante, até que eu achasse a mulher de minha vida, cujo porta-retrato com sua foto não sai de minha escrivaninha nem suas fotos deixam meu palm. e cada dia longe dela me fazem sofrer pela ausência de seus beijos.