quinta-feira, março 08, 2007

SOBRE PUMAS E LINCES

(um texto antigo...)

assisto um programa no animal planet: agora o puma é filmado nos gelo candense - antes haviam filmado um gato selvagem. o puma mói os ossos da presa que havia enterrado no sopé de uma imensa árvore.
se uma coisa invejei - mesmo assim, num bom sentido - de minha irmã foi seu contato com os imensos felinos como onças e leões,além das jaguatiricas e outros gatinhos.... eu, no máximo, brinquei com gatos domésticos de quase quinze quilos (quem duvida que existam não conhece os norwegians e maine coons).
gatos são livres.
---------
em "menos que um", j. brodsky, um russo exilado nos e.u.a., conta que sua mãe, quando tinha problemas, lavava pratos. brodsky escrveuum ensaio desse livro no dia em que recebeu a notícia da morte de seus pais, e o escreveu em inglês, língua que não dominava, pois esse era o seu modo de lavar pratos, adquirir a distância necessária para digerir os problemas, as dores.
eu, por mera coincidência, faço o mesmo. já fazia isso desde a adolescência, antes de ter lido brodsky, mas a semelhança pára aí. quisera eu ter alguma outra semelhança com ele.
---------
num texto que escrevi aqui, os gatos falavam francês, talvez pq eu consiga pensar em francês, apesar de também não dominá-lo. não falavam português pois esse eu falo. mas tinha que ser algo próximo. gatos são inúteis, e quebram coisas dentro de casa pois passam por cima de tudo, gostam de fazer tudo à noite, e ao seu modo. gato que é gato tem cicattrizes, algumas feias. e são livres.
---------
eu tive um grande gato de quase 15 kg. uma vez eu o vi apenas depois de 3 dias, no telhado. estava esquisito. mais três dias e ele descceu do telhado para comer algo. e então eu vi o ferimento, uma bala de chumbinho um pouco abaixo da pele do pescoço. foi generoso e deixou-me cuidar dele, e então tornou-se um grande amigo, que descia correndo do telhado quando eu chegava em casa, não importando a hora. certa noite sumiu.
---------
uma doença é um grilhão, sempre. uma limitação. como meu gato, estou no telhado. como a mãe de brodsky, preciso lavar pratos. camilas e camilo, obrigado pela ajuda com a louça.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Que isso, disponha. Permitir que alguém exugue parte da louça é que conta.
Só não esqueça de que às vezes algum deles cai de cima da pia. Não que cair seja o problema, mas gatos não caem do telhado, da mesma forma que acontecem com os pratos. Preciso ver quais pratos dessa minha louça devo deixar cair.
rs

9:59 PM  

Postar um comentário

<< Home