quarta-feira, novembro 29, 2006

ANATOLE FRANCE

anatole france (http://pt.wikipedia.org/wiki/Anatole_France) sempre foi um homem de coragem. escritor premiado com um nobel (em 1921), apoiou zola no caso dreyfuss, quando émile zola publicou o famoso " j´accuse" (http://pt.wikipedia.org/wiki/J%27accuse). de anatole france, lembro de uma historieta curiosa. certa vez, escrevia alguma obra em sua escrivaninha, quando sua esposa interrompeu seu trabalho com alguma reclamação furiosa sobre algum assunto qualquer. france levantou-se em silêncio, carregando seus papéis, e saiu pela porta. momentos depois vieram os carregadores que levaram a sua escrivaninha para o hotel onde ele se hospedara. não tenho a mínima idéia se o casal reconciliou-se depois. a minha curiosidade é sobre o que ele escrevia naquele momento.

frases: "Os que fazem revoluções não toleram que outros pretendam fazê-las depois deles." (esta deveria referir-se a stálin ou fidel castro...).

"A lei, na sua majestosa igualdade, proíbe ricos e pobres de dormirem sob as pontes, de mendigarem pelas ruas e de furtarem um pedaço de pão." (esta é genial).